segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tatuzão Voltou a Operar e Parou Novamente

Sem divulgar videos ou fotos, o tatuzão voltou a operar em 10 de Novembro. Ele andou apenas um metrô dos 16 previstos por dia. Os prédios balançaram e um pequeno buraco apareceu na calçada da Rua Barão da Torre.

Após dois dias escavando, ele foi novamente desligado.

O fundo do tatuzão está mostrado na foto ao lado (crédito a Ricardo Lafayette). Ele está localizado um pouco adiante da Rua Farme de Amoedo. Segundo os engenheiros ele já escavou cerca de 85% da zona de transição de rocha para areia. Dizem que quando sair definitivamente da rocha, a obra vai acelerar.

O calendário prevê que o tatuzão chegue à Estação Nossa Senhora da Paz em Janeiro; à Estação Jardim de Alah em Maio; à Estação Antero de Quental em Agosto; e à Estação Gávea em Dezembro de 2015.

As estações mais adiantadas são as da Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico, que já estão recebendo o acabamento. A Estação Jardim de Alah está atrasada e a Estação Gávea está oficialmente adiada para 2017.

16 comentários:

  1. Pensei que seu post dessa semana fosse sobre aquela possibilidade do tatuzão cavar do Estácio para a Gávea, já que estariam encontrando dificuldades de desmontar o tatuzão na Carioca. Tá difícil dessa obra andar, hein?! Será que vai ser possível chegar em Jd Oceânico já nas olimpíadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávio, sem $, acho difícil que qualquer grande obra como a Gávea - Carioca seja feita. As estações Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Nossa Senhora da Paz e General Osório 2 estão adiantadas. O túnel Gávea - Jardim Oceânico está quase completo. Falta apenas o túnel na Zona Sul, atrasado por conta do tatuzão.

      Excluir
    2. Esse tatuzão tá mais pra tartarugão mas vamos ver se chega lá a tempo....

      Excluir
    3. Gabriel, ele não chegou nem perto da média de 16 metros por dia que prometeram. Se tivessem feito pelo cut & cover, a obra estaria mais adiantada.

      Excluir
    4. E mais barata também né? Tão só jogando dinheiro fora e resultados que é bom nada.

      Excluir
    5. Tartarugão foi boa. Hehehehe
      O engraçado é pensar que escavações por TBM são mais práticas, justamente para não fechar ruas como cut and cover. Mas a Barão da Torre está fechada... :P

      Excluir
    6. Flávio, compraram um tatuzão gigantesco e fizeram seu túnel muito raso. O projeto foi arriscado demais!

      Excluir
  2. Levando em consideração que esse cronograma seja cumprido e que comece imediatamente a ser utilizado nas obras rumo ao centro em 2016 mas com a estação Gávea sendo inaugurada em 2017 eles teriam que começar a próxima obra antes de acabar a atual mas sei que é mais facil o papai Noel descer na minha chaminé que cumprirem o cronograma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cronograma original era terminar a Linha 4 em Dezembro de 2015. O novo prazo já é Junho 2016 e a Estação Gávea somente em 2017.

      Excluir
  3. Se continuar assim daqui a pouco o prefeito vai ter que botar um BRT improvisado ligando Ipanema até São Conrado.

    ResponderExcluir
  4. Pelas circunstâncias econômicas do país podemos até não ter a expansão na linha 4. Corredor de ônibus BRT foi pensado pelo MacDowell para encargo olímpico, mas foi logo descartado pelo impacto de transito. Torceremos pelo funcionamento do Tatuzão na linha 4 até 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo Brasil inviabiliza muita coisa por aqui. O Rio tem sistema metroviários menores que os de Brasília, Lima, Buenos Aires, Santiago, etc. Em breve será superado pelos da Cidade do Paraná, Fortaleza e tantos outros. Por que só aqui é difícil fazer metrô?

      Excluir
    2. Pq infelizmente existem outros interessem que invializa o metrô na zona oeste por exemplo.

      Excluir