quinta-feira, 2 de junho de 2016

Metrô de Varsóvia (Polônia)

Do Brasil, falamos de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Nas Américas, falamos de Buenos Aires (Argentina), Chicago (Estados Unidos), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), Nova Iorque (Estados Unidos), Santo Domingo (República Dominicana), Toronto (Canadá) e Vancouver (Canadá).

Da Europa, falamos do de Baku (Azerbaijão), Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Milão (Itália), Moscou (Rússia), Paris (França), Sevilla (Espanha), Sochi (Rússia) e Viena (Áustria).


Da Ásia, falamos de Doha (Qatar), Dubai (Emirados Árabes), Mecca (Arábia Saudita), Nova Déli (Índia), Pyongyang (Coréia do Norte), Tashkent (Uzbequistão) e Tóquio (Japão).

 Da África, falamos de Argel (Argélia), Cairo (Egito) e Lagos (Nigéria).

Chegou a hora de falarmos do pequeno porém simpático metrô de Varsóvia (Polônia). A Linha 1 tem 23 quilômetros com 21 estações. É o
coração do sistema. A Linha 2 tem 6 quilômetros e 7 estações. Há projetos de expansão da Linha 2, que deverá ser oito vezes maior e também o projeto para a Linha 3, que teria 58 estações.

É bom que o leitor repare que a capital da Polônia tem menos de 2 milhões de pessoas e que mais de um quarto desta população utiliza o sistema diariamente.

A cidade polonesa tem também uma grande oferta de bondes na superfície e trens que ligam a capital aos subúrbios e a outras partes do país.

2 comentários:

  1. Pude reparar nos trens nessa estação e comparar com os nossos. Os nossos trens de metrô são horríveis, parecem que transportam gados, sem muito conforto. Os de São Paulo são maravilhosos, principalmente os da nova linha (amarela).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras linhas de metrô de cada cidade são as mais antigas, mais apertadas e desconfortáveis. Isso porque elas foram construídas há mais tempo, quando a população das cidades era bem menor. É assim em NY, Paris, Londres, Madrid, Tóquio, Barcelona, etc. O Rio não foge deste quesito. Infelizmente, aqui não se expandiu o metrô. O de Varsóvia é da mesma época do do Rio. Varsóvia é uma pequena cidade com pouca população mas mesmo assim, seu metrô deve lotar na hora do rush.

      Excluir