terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Estação Gávea Liberada para Obras

Segundo o jornal O Globo, na tarde de 09 de janeiro de 2018, o Tribunal de Contas do Estado liberou o repasse de verbas que a Estação Gávea seja concluída. A decisão segue uma proibição que o próprio TCE impôs ao Governo Estadual, que até hoje deve salários aos servidores e outros pagamentos a centenas de fornecedores.

A Estação Gávea é a mais importante das que foram construídas para so Jogos Olímpicos, pois ela permitirá no futuro que as Linhas 1 e 4 sejam independentes. A Linha 1 deve seguir depois da Estação Gávea por debaixo do maciço da Tijuca, alcançar a Estação Muda e posteriormente a Estação Uruguai. Já pela Linha 4 será possível fazer a ligação para a Estação Praça Santos Dumont e seguir viagem para a Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões, Estação Botafogo, Estação Laranjeiras e Estação Carioca.

Fonte

22 comentários:

  1. Melhor notícia de 2017, pena que veio em 2018. Vamos torcer para daí eles ja engatarem uma das extensões.

    ResponderExcluir
  2. Mais já tem algum cronograma e data para as obras começarem e terminarem ?

    ResponderExcluir
  3. Miguel, qual caminho vc acha mais urgente para as obras seguirem após a gávea? (sabe-se la quando isso vai ocorrer) Fechar o anel da linha 1 ou levar a linha 4 para o centro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conclusão da Linha 2. Defendo que tudo que começou a ser construído seja terminado antes de se iniciar novos investimentos. Me refiro à Linha 2 e também à Estação Rio Sul.

      Excluir
  4. Miguel como será feita essa ligação da estação Gávea como a linha 1/4 atualmente em funcionamento. Haverá um trem bate e volta da estação Gávea para a estação General Osório ou haverá um novo serviço por exemplo Gávea X Uruguai? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A operação depende da concessionário. O que foi aunciado é que haveria Jardim Oceânico - Gávea; Gávea - General Osório; Jardim Oceânico - General Osório via Gávea e sem Gávea. Não sei se vão mudar os planos. Falta muito tempo para a Estação Gávea ser concluída ainda.

      Excluir
  5. Miguel, qual a possibilidade de cassação da concessão da Supervia, dada a "qualidade" do serviço prestado? Ainda é possível a expansão do Metrô até Belford Roxo?

    ResponderExcluir
  6. Sobre a cassação da Supervia é algo utópico, bem utópico. Já expansão até Belford Roxo senão lutar por ela, isso certamente morrerá, pois o governo do estado está tentando vender na encolha um terreno que ligava a linha 2 do metrô com a estação de trem da Pavuna da Supervia. Vale lembrar que no passado as duas linhas eram interligadas e formavam a Estrada de Ferro Rio D'ouro. Se nada for feito para impedir esse roubo, essa expansão estará comprometida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, você tem fotos deste terreno?

      Excluir
    2. Mas aquele maldito viaduto da Pavuna foi construído justamente para isso... possibilitar a junção das linhas...aquele viaduto complica o trânsito nos dois sentidos da Automóvel Club

      Excluir
    3. Samir, tem fotos do viaduto? Pois, o projeto de extensão da linha 2 nunca saiu do papel.

      Excluir
    4. Tenho sim. Vou procurar e posto aqui em breve.

      Excluir
    5. Samir, o problema ali não é o viaduto. Ali ha uma alça onde o pessoal vindo da antiga rodoviária pega uma pista paralela a linha do metrô que vai no sentido Acari. O Viaduto serve para ligar a antiga rodoviária a região do hipermercado (que não sei o nome, pois ja mudou várias vezes de nome).

      Excluir
    6. Nenhuma obra para esta ligação jamais foi feita. A extensão para Belford Roxo não fazia parte do projeto original do metrô.

      Excluir
  7. Não será tão simples assim...

    http://www.mprj.mp.br/home/-/detalhe-noticia/visualizar/53542

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E de forma que considero justa... Não tem lógica a empresa superfaturar 3bi e ainda pedir mais 700milhões RS...

      A forma mais justa talvez seja abrir uma nova licitação e tentar a restituição do saldo negativo com a antiga construtora. Mas isso certamente não vai acontecer, a galera perdeu a vergonha.

      Excluir
    2. A justiça tinha que recuperar estes R$ 3,17 bilhões.

      Excluir