sábado, 17 de setembro de 2022

Blog Metrô do Rio Defende Conclusão Das Linhas 1, 2, 3 e 4 nos Próximos 10 Anos

Não custa sonhar, não é? Como já fizemos no passado, voltamos a defender os projetos originais das Linhas 1, 2 e 4 do Metrô do Rio de Janeiro - lembrando sempre que a Linha 3 para Niterói e São Gonçalo não é mais do que a continuação da Linha 2.

Acreditamos que com um investimento sério, lembrando que dispomos de um tatuzão parado, esta rede metroviária poderia já estar operando em dez anos.


O que Falta ser Construído?

Linha 1

A Linha 1 é a mais avançada em termos de obras. Sendo circular, ela é importantíssima para distribuir a população entre as outras linhas. É preciso concluir a Estação Gávea e a Estação Morro de São João. Duas novas estações precisariam ser construídas na Tijuca: a Estação Muda e a Estação Usina.

Linha 2

A Linha 2 termina na Estação Estácio mas parte do túnel que ligaria esta estação à Estação Catumbi está pronta. Parte das fundações da Estação da Praça da Cruz Vermelha também foi feita. A plataforma da Linha 2 na Estação Carioca está pronta e é carinhosamente conhecida como "plataforma fantasma". Faltaria constuir a Estação Praça XV para a integração com as Barcas. Uma vez feito isso, poderia se expandir a Linha 2 da Estação Pavuna à Estação Belford Roxo. Da Estação Praça XV, um túnel subterrâneo ligaria o Rio de Janeiro à Niterói na Estação Praça Araribóia. A partir daí a Linha 2 seguiria seu caminho para São Gonçalo e Itaboraí. Linha 2 e Linha 3 são a mesma coisa.

Linha 4

A Linha 4 não é esta que construíram para os Jogos Olímpicos. Uma nova plataforma para a Linha 4 precisa ser construída na Estação Carioca. De lá, ela cortaria bairros que não são atendidos pelo metrô, como Lapa e Laranjeiras. Ela passaria pela Estação Botafogo, que precisa de uma segunda plataforma em seu subterrâneo. Ela continuaría pela Estação Dona Marta, Estação Humaitá, Estação Jardim Botânico e se juntaria novamente à Linha 1 na Estação Gávea. Dali sim, ela iria em direção à Zona Oeste passando pela Estação São Conrado e a Estação Jardim Oceânico, que já estão em operação. 


9 comentários:

  1. Opa Meu Amigo Miguel Quanto tempo mais enfim engraçado que na epoca de Sergio Cabral A Propria Concessionaria Optou Pela Linha 1A Agora 12 Anos Depois a mesma viu na burrada que comprou junto ao governo da epoca mais tomara que as proximas gestao siga o projeto original e faço um metro serio como a populaçao carioca merece e outra poderia da uma sugestao de tema voce poderia fala sobre aquele tunel da linha 2 que fica entre as estacoes maracana e triagem e complexidade que foi construi-lo na epoca e fiquei sabendo que nao teve interferencia quase nemhuma sobre os ramais da suparvia sou usuario diario da rede metroviaria e fico encucado com a construção da quele trecho desde ja obrigado grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei se a concessionária enxerga assim. Ela nao vai tirar um centavo do bolso.

      Excluir
    2. Olá amigo, tem algumas coisas que eu adicionaria. Como leva a Linha 2 e a Linha 3 até o Aeroporto do Santos Dumond (na minha opinião, o Aeroporto do Santos Dumond merecia uma estação de Metrô)

      Excluir
    3. I have been reasaech how to improve to travel service and access of Metro stations from rio south to Praca seca, Tangue, Jacarepagua and Barra de Tijuca Line 6. Everyday approx 350,000 passengers use this transport and still over crowd and difficulty to take seat. Can you give me to correct to contact direct for project.

      Excluir
    4. No idea. You must contact the State Government.

      Excluir
  2. Seria um sonho ver a cidade sendo atendida dessa forma com o metrô. Será que ainda consigo ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei sua idade mas provavelmente nao. Infelizmente.

      Excluir
    2. Nao sei sua idade mas provavelmente nao. Infelizmente.

      Excluir