terça-feira, 14 de julho de 2015

Metrô de Porto Alegre (RS)

Chegou a hora de falarmos do metropolitano da capital gaúcha. O metrô de Porto Alegre é intermunicipal. A Linha 1 corta seis municípios da Grande Porto Alegre: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.


Metrô de Porto Alegre É dos Anos 1980

As obras se iniciaram em 1980 e o metrô foi inaugurado em 1985. Novas expansões foram inauguradas em 1997, 2000, 2012 e uma segunda em 2012. Ao todo temos 43 quilômetros e 22 estações.

O projeto do metrô de Porto Alegre foi prejudicado por causa do lobby do aeromóvel que foi implementado enfeiando a cidade. Neste momento não há nenhuma obra de expansão sendo feita. A Linha Infraero - Trensurb tem apenas duas estações e menos de um quilômetro de extensão.


Expansão do Metrô de Porto Alegre

Em 2025, uma grande deve começar para que o Metrô de Porto Alegre ganhe 16 novas estações, onze na capital e cinco em Alvorada.


Observação

  • Este artigo foi originalmente publicado em 14 de julho de 2015.
  • Ele foi atualizado em 04 de junho e 2024.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Estação Santo Antônio do Metrô do Rio

Estação Santo Antônio
No livro que descreve a importância do metrô fluminense e sua viabilidade técnica, publicado pelo Governo em 1968, encontramos mais uma estação da Linha 2 do metrô do Rio de Janeiro "apagada" da memória dos cariocas. Trata-se da Estação Santo Antônio.


Estação Santo Antônio Próxima à Estação Carioca

A Estação Santo Antônio da Linha 2, visava desafogar as Linhas 1 e 2, pois sua localização seria próxima à Avenida Chile, onde também haveria a Estação Carioca (linha 2).

Montamos um resumo dos projetos da Linha 2 que nunca foram concluídos:
  • Proposta Original (anos 1960): Estácio - Catumbi - Praça da Cruz Vermelha - Santo Antônio - Carioca - Praça XV - Praça Araribóia.
  • Nova Proposta do Governo (anos 1970): Estácio - Catumbi - Cruz Vermelha - Carioca.
  • Governo Começou a construir (anos 1980): Estácio - Praça da Cruz Vermelha - Carioca.
  • Proposta da Rosinha Garotinho (anos 1990): Estácio - Praça da Cruz Vermelha - Carioca - Praça XV - Praça Araribóia.
  • O que foi feito até 2015: Estação Estácio.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Cronograma da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro

Eis o cronograma da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro.


Linha do Tempo da Linha 3

  • 1968: Projeto original do metrô prevê uma ligação entre a Estação Carioca e a Estação Praça Araribóia.
  • 1987: Presidente do Metrô Rio, Marcelo Siqueira, anunciou que o metrô chegaria a Niterói.
  • 1998: Jornal O Dia divulga como funcionará o metrô entre Rio, Niterói e São Gonçalo.
  • 1999: Em Setembro, o Governo do Estado anunciou planos de expandir a Linha 2 até a Estação Praça XV e de lá fazer a ligação metroviária com a Estação Praça Araribóia.
  • 2000: Em Março, Detalhes da expansão metroviária para Niterói e São Gonçalo são divulgados.
  • 2002: A Governadora Rosinha Garotinho divulgou projeto da ligação metroviária entre a Estação Carioca e a Estação Praça Araribóia. De lá o metrô seguiria até a Estação Guaxindiba. Licitação é feita para a construção da Linha 3.
  • 2007: Linha 3 foi dividida em Lotes: Lote 1: Estação Guaxindiba à Estação Praça Araribóia; Lote 2: Estação Carioca à Estação Praça Araribóia; Lote 3: Estação Guaxindiba à Estação Centro de Itaboraí. Estado conseguiu que obra constasse no orçamento da União.
  • 2008: Governo Federal repassou cerca de R$ 63 milhões ao Estado do Rio para a construção do primeiro lote da Linha 3 e Governo anunciou início das obras para o fim do ano.
  • 2009: Em 11 de abril, O Globo construções irregulares sobre o traçado da Linha 3.
  • 2009: Em junho, Governo do Estado anunciou que a Estação Praça Araribóia será multimodal com terminais de ônibus, barcas e metrô.
  • 2009: Em outubro, Governo adia obras que deveriam ter começado no primeiro semestre de 2009 para 2010.
  • 2009: Em dezembro, a Comissão Mista de Orçamento bloqueou repasses federais para a Linha 3 por "sobrepreço".
  • 2010: Em abril, o Convênio com o Ministério das Cidades foi aprovado, mesmo com o projeto da obra sob suspeita de irregularidades.
  • 2010: Em maio, o Governo Estadual começou a limpar o terreno da Linha 3 e remover as construções irregulares na via.
  • 2010: Em julho, O Globo denunciou novas obstruções e construções sobre a antiga linha férrea, que dará lugar à Linha 3.
  • 2010: Em agosto, o Governo do Estado desobstruiu novamente o caminho da Linha 3. O Tribunal de Contas da União bloqueou novamente repasses ao Governo Federal ao Governo Estadual para a construção da Linha 3 devido às irregularidades no contrato, como falta de projeto e falta de previsão de pagamento de CPMF.
  • 2010: Em novembro, o Tribunal de Contas da União recomendou que o Congresso Nacional não libere recursos para a Linha 3, pois o projeto básico dela é deficiente e desatualizado. O projeto não tinha estrutura de custos nem detalhamento de preços.
  • 2011: Em janeiro, o Governador Sérgio Cabral anunciou que um monotrilho substituirá o metrô na Linha 3.
  • 2011: Em abril, Governo Estadual apresentou novo projeto para a Linha 3 com apenas 14 estações e 10 quilômetros a menos que o traçado original.
  • 2011: Em setembro, Governo Estadual divulgou vídeos com o projeto da Linha 3.
  • 2011: Em outubro, a Petrobrás anunciou um investimento de R$ 400 milhões para viabilizar a construção da Linha 3.
  • 2011: Em novembro, foi divulgado o projeto da Estação Praça Araribóia. Pelo metrô chegar pela superfície e pela estação ser muito próxima da Baía de Guanabara, ela inviabilizaria uma ligação subaquática com o Rio de Janeiro.
  • 2012: Em maio, o Governo Federal liberou R$ 1,2 bilhão para as obras da Linha 3. A previsão que o trecho entre a Estação Barreto e a Estação Alcântara entraria em operação em 2014. Também em maio, O Globo denunciou novamente obras sobre o traçado da Linha 3. Desta vez feitas pela Prefeitura de São Gonçalo.
  • 2012: Em junho, o Banco do Brasil anunciou um empréstimo ao Governo Estadual para a Linha 3. O início das obras estava previsto para dezembro de 2012.
  • 2013: Previsão de 2007 de inauguração de 14 estações da Linha 3.
  • 2013: Em maio, vereadores e representantes de entidades representativas de São Gonçalo exigiram o início das obras da Linha 3.
  • 2013: Em julho, foi fundado o Movimento Metrô Linha 3 Eu Quero.
  • 2013: Em agosto, o Governador Sérgio Cabral anunciou um novo projeto para a construção da Linha 3, com as estações previstas originalmente, mas com monotrilho em vez de metrô.
  • 2014: Em novembro, o Governador Pezão anunciou que iria construir a Linha 3.
  • 2015: Em março, foi divulgado pelo Governo Estadual que um projeto de corredores de ônibus poderia substituir o metrô.
  • 2015: Em abril, novas fotos mostram que traçado da Linha 3 continua obstruído e abandonado.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Novas Imagens da Linha 3

Atílio Flegner visitou o traçado da Linha 3 em São Gonçalo. Além de não encontrar obra nenhuma, viu que grande parte dos trechos por onde deveria passar o metrô encontram-se obstruídos.

linha 3 metro rio

linha 3 metro rio obstruida







terça-feira, 2 de junho de 2015

Definida a Operação do Metrô do Rio com as Novas Estações

operaçao metro
Esta semana aconteceu uma palestra do Joubert Flores, atual diretor de engenharia da concessionária Metrô Rio.

O palestrante mostrou total desconhecimento da história do metrô fluminense e de seus estudos de demanda e de projetos de expansão. Também desconhece a realidade atual do metrô.

Ficou claro mais uma vez que o intervalo entre trens tanto na Linha 1, quanto na 2, e que vai afetar a 4, é muito mais alto do que o planejado, graças à criação da Linha 1A.

Enfim, a operação metroviária no Rio de Janeiro vai ficar assim:


Operação do Metrô

Até os Jogos Paralímpicos

  • Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
  • Linha 2: Pavuna - Botafogo

Após os Jogos Paralímpicos

  • Linha 1: Uruguai - Jardim Oceânico.
  • Linha 2: Pavuna - General Osório 1.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mortandade de Peixes e Uma Estação de Metrô

mortandade peixes lagoa
Entre os dias 09 e 16 de abril de 2015 cerca de 50 toneladas de peixe foram retiradas da Lagoa Rodrigo de Freitas. Todos estes peixes morreram em conseqüência da falta de oxigênio nas águas poluídas do cartão postal carioca. Tal mortandade lembrou-nos dos anos 1980 e 1990, quando esta tragédia era comum.


Falta de Oxigênio nas Águas da Lagoa

A falta de oxigênio nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas teve outras conseqüências. O mau cheiro espantou cariocas e turistas que passeavam ou praticavam esportes ao longo da orla.
metro mortandade peixes lagoa
Também acendeu o alerta das federações internacionais de Canoagem e Remo, pois a Lagoa é sede das provas olímpicas e paralímpicas de Remo e Canoagem de Velocidade.

As águas da Lagoa são um ambiente saturado de sedimentos que precisa constantemente de renovação com as águas do mar do Leblon. Nesta troca, o mar traz oxigênio e nutrientes que garantem a vida de peixes e outros bichos na Lagoa.

Muitos projetos ao longo dos anos foram apresentados, como a construção de um segundo canal entre o mar e a lagoa e ou a duplicação do canal existente.


Obras da Estação Jardim de Alah Pode Ter Causado Morte de Peixes

E por que estamos falando disso num blog sobre o metrô? Porque a construção da Estação Jardim de Alah pode ter algo a ver com a falta de renovação das águas da Lagoa.

morte de peixes lagoaAs fotos ao lado mostram que para construir a estação, centenas de sacos (de areia?) foram utilizados para impedir a passagem de água para a estrutura da estação. Estes sacos foram todos colocados na água da lagoa, diminuindo a passagem de água vinda do mar.


Obra Praticamente Fecha o Canal

A Obra do metrô chegou a ocupar mais de dois terços da largura do canal, dificultando a renovação da água. A falta de renovação da água somada ao excesso de nutrientes e matéria orgânica oriundos do esgoto (principalmente do Morro do Cantagalo), somado a uma chuva forte ou a ventos fortes faz com que o fundo da Lagoa seja revirado. Tudo isso junto tira o oxigênio da água e os peixes começam a morrer. A savelha é o primeiro peixe a morrer.

Para as obras da Estação Jardim de Alah, o Consórcio Linha 4 Sul cortou dezenas de árvores no entorno do canal, entre elas algumas amendoeiras centenárias. As raízes destas árvores ajudavam também a vida da Lagoa e a renovação de água.

Alguém deveria vir a público esclarecer. E ainda querem montar uma arquibancada "temporária" para a Olimpíada sobre as águas.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Área de Pequenos Reparos em Trens da Linha 4

area pequenos reparos linha 4
Assim como nos arredores da Estação Glória e na Estação Botafogo, haverá depois da Estação Antero de Quental uma área de manutenção para pequenos reparos. Uma via elevada permitirá que a manutenção seja feita por baixo dos trens. Há também uma passarela metálica para acesso à oficina e ajustes nos tetos das composições.area reparos metro linha 4

terça-feira, 5 de maio de 2015

Nada de Metrô para São Gonçalo

fim metrô sao gonçalo
mapa brt sao gonçaloEm 31 de março de 2015, Carlos Osório, Secretario Estadual de Transportes, se reuniu no Centro de Controle do BRT, no Terminal Alvorada, com o Prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim e Richele Cabral (engenheira da FETRANSPOR), e apresentou o mapa do traçado dos ônibus articulados (BRT) que farão a ligação São Gonçalo - Niterói.

Ao que tudo indica, o engarrafamento e as horas perdidas no trânsito de São Gonçalo e Niterói vão continuar. A construção da ligação metroviária entre Itaboraí, São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro vai continuar na gaveta por mais algumas décadas.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Tom Tom Esculhambou o Rio de Janeiro

Tom Tom Esculhambou o Rio de Janeiro
O instituto neerlandês TomTom, que analisa o trânsito e os engarrafamentos nas grandes metrópoles do mundo, esculhambou com o Rio de Janeiro. A "cidade maravilhosa" ficou com a medalha de bronze entre as cidades mais engarrafadas do mundo, perdendo apenas para Istambul (Turquia) e Cidade do México (México).


Rio Ainda Pode Piorar

Mas o Rio ainda pode ficar em primeiro. Os péssimos governantes estão aí, investindo muito pouco em metrô, substituindo projetos metroviários por corredores de ônibus articulados, não concluindo algumas estações de metrô importantes que estão semi-prontas.

Por causa do trânsito, o carioca perde em média 99 horas de sua vida parado por ano. Isto seria o equivalente a ficar mais de quatro dias inteiros parados dentro do veículo.

A foto é da Ponte Rio-Niterói. Por baixo da Baía de Guanabara deveria passar a Linha 3 do metrô, que nem sequer começou a ser construída.

E é por isso que este blog Metrô do Rio existe, para defender o carioca e a expansão do metrô.


O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,rio-e-a-3-cidade-do-mundo-onde-se-perde-mais-tempo-no-transito,1661353As 20 Piores Metrópoles

  • 1º Istambul (Turquia)
  • 2º Cidade do México (México)
  • 3º Rio de Janeiro (Brasil)
  • 4º Moscou (Rússia)
  • 5º Salvador (Brasil)
  • 6º Recife (Brasil)
  • 7º São Petersburgo (Rússia)
  • 8º Bucareste (Romênia)
  • 9º Varsóvia (Polônia)
  • 10º Los Angeles (Estados Unidos)
  • 11º Taipé (Taiwan)
  • 12º Chongqing (China)
  • 13º Roma (Itália)
  • 14º Tianjin (China)
  • 15º Beijing (China)
  • 16º Londres (Reino Unido)
  • 17º Guangzhou (China)
  • 18º Marselha (França)
  • 19º Chegdu (China)
  • 20º Vancouver (Canadá)
...
  • 23º Fortaleza (Brasil)
  • 36º São Paulo (Brasil)
  • 70º Belo Horizonte (Brasil)
  • 89º Porto Alegre (Brasil)
  • 106º Brasília (Brasil)
  • 118º Curitiba (Brasil)

terça-feira, 21 de abril de 2015

Abril 2015: Fotos da Estação Jardim Oceânico

Eis as fotos das obras da Estação Jardim Oceânico em abril de 2015. A estação entrou na fase de acabamentos.

obra Estação Jardim Oceânico

Estação Jardim Oceânico


Estação Jardim Oceânico acabamentos

terça-feira, 14 de abril de 2015

Março 2015: Fotos da Estação Antero de Quental

Novas fotos tiradas da futura Estação Antero de Quental tiradas em 28 de março de 2015 por Daniel Uram. Tatuzão só deve chegar nela em outubro de 2015.

obras estacao antero de quental



terça-feira, 7 de abril de 2015

Obras Paradas na Estação Gávea

Como menos receita dos royalties do petróleo, com menos repassaes do Governo Federal, o Governo Estadual suspendeu as obras da Estação Gávea priorizando o "traçado olímpico", que deverá ser entregue à população em meados de 2016.

obras paradas estacao gavea

obras metro estacao gavea


terça-feira, 31 de março de 2015

Março 2015: Novas Fotos da Estação Nossa Senhora da Paz

Agradeço a Guilherme Guerra pela colaboração com o blog. Reparem no tatuzão parado dentro da Estação Nossa Senhora da Paz, nos acessos à plataforma e da praça.

obras estacao nossa senhora da paz




tatuzao parado

terça-feira, 24 de março de 2015

Tatuzão Chegou à Estação Nossa Senhora da Paz

tatuzao estacao nossa senhora da paz
A Estação Nossa Senhora da Paz recebeu o tatuzão em 25 de fevereiro de 2015 com cerca de um ano de atraso.

No projeto original do metrô, a Estação Nossa Senhora da Paz, fazia parte da Linha 1 (não da linha prioritária) e deveria ter sido inaugurada no começo dos anos 1980.

terça-feira, 17 de março de 2015

Linha 4 Metrô do Rio: Obras Avançam

acabamento estação nossa senhora da paz
As obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro avançam.


Acabamentos na Estação Nossa Senhora da Paz

Várias novidades na Linha 4. A primeira é que a Estação Nossa Senhora da Paz começou a colocar o acabamento em suas paredes e pisos. O granito já está praticamente todo instalado e murais nas paredes também. O avanço nestes detalhes se deu devido ao atraso do tatuzão, que chegou com bastante atraso.


Tatuzão Atrasado

O tatuzão, aliás, avançou um pouco e o jornal O Globo publicou uma foto do túnel sob a Rua Barão da Torre em Ipanema.
túnel metrô ipanema

O atraso do tatuzão é bastante grande. Apesar do Governo Estadual não admitir, certo mesmo é que apenas o trecho entre a Estação Jardim Oceânico e a Estação São Conrado estará pronto até o final do ano.


Trens Começam a Chegar

Em outra frente, o primeiro dos quinze trens encomendados aos chineses chegou ao Rio de Janeiro.
primeiro trem chinês metrô chega

terça-feira, 10 de março de 2015

Pezão Quer Tirar Lote 29 do Papel

estacao carioca metro rio
O Governador Pezão concedeu entrevista ao jornal O Globo confirmando que tem muito interesse na obra de conclusão da Linha 2 entre a Estação Estácio e a Estação Praça XV. Segundo ele, este trecho tem uma demanda de 300 mil pessoas por dia; a obra poderia ser concluída dentro de seu mandato; e a concessionária Metrô Rio pode ter interesse numa parceria público-privada (PPP) para fazer esta obra. Já é sabido que a concessionária reconheceu o grave erro de ter construído a Linha 1A em 2011.


Duas Estações Ignoradas

Um detalhe interessante é que o Governador Pezão fala sempre em "Estácio-Carioca-Praça XV", ignorando a Estação Catumbi e a Estação Praça da Cruz Vermelha. A foto é da rampa de acesso entre as plataformas das Linhas 1 e 2 na Estação Carioca (hoje sem muita utilidade).

Pezão também falou que pretende cobrar do Governo Federal a verba para tirar a Linha 3 do papel, o que seria sua grande prioridade em termos de expansões metroviárias. Ele também gostaria de iniciar as obras dos trechos Gávea-Carioca e Jardim Oceânico-Recreio dos Bandeirantes.

terça-feira, 3 de março de 2015

Rabicho da Linha 4 do Metrô do Rio Concluído

Rabicho Linha 4 Metrô Rio
Um rabicho de 350 metros já foi escavado e concluído pelo consórcio construtor da Linha 4. Num primeiro momento, este trecho servirá de manobra dos trens. No futuro, é por ali que o metrô será expandido até o Recreio dos Bandeirantes.

A Estação Jardim Oceânico (foto), assim como a Estação São Conrado e a Estação Nossa Senhora da Paz, estão em suas fases finais de conclusão.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Último Ano de Obras do Metrô Olímpico do Rio de Janeiro

Se a promessa do Governo for concretizada, 2015 será o último ano de obras da Linha 4. Pelo menos de obras pesadas.


Obras a Todo Vapor na Linha 4 do Metrô do Rio

As obras da Linha 4 estão em andamento, incomodando o carioca desde meados de 2010. A previsão inicial era que a Linha 4 seria inaugurada em dezembro de 2015. Depois este prazo foi modificado para meados de 2016, antes das Olimpíadas. Mais a frente, o Governo informou que a Estação Gávea ficará para 2017.

De qualquer maneira, a previsão é de que até o fim do ano, muitas ruas e trechos obstruídos pelas obras do metrô comecem a ser devolvidos à população.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Projeto Original do Metrô do Rio ainda Está Longe de Ser Concluído

mapa projeto original metro rio
O projeto original do metrô fluminense está longe de ser concluído. Ele previa que a capital fluminense teria três linhas de metrô. A Linha 1 seria Estação Jacarepaguá - Estação Praça Nossa Senhora da Paz; a Linha 2 seria Estação Pavuna - Estação Praça Araribóia; e a Linha 3 Estação Jacarepaguá - Estação Penha.


Região Metropolitana Cresceu

Com o crescimento da metrópole e da região metropolitana, os projetos tiveram que ser alterados para atender uma população cada vez maior, novas cidades mais densamente povoadas e novos bairros também de grande densidade populacional.

O que não mudou foi a lenta expansão do nosso sistema metroviário. As Zonas Norte, Sul, Oeste e Centro não são bem atendidas pelo metrô; as cidades dormitórios ainda não receberam qualquer estação; e o túnel entre Rio e Niterói existe apenas em sonho.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Dezembro de 2014: Fotos de General Osório

As obras ligando a Estação Cantagalo à Estação General Osório 2 deveriam ter sido feitas nos anos 2000. Não era para existir a atual Estação General Osório.

Seguem abaixo algumas fotos da obra da Estação General Osório. O túnel de ligação entre as estações já está quase pronto com as aruelas colocadas. Faltam os trilhos, claro!


Duas Estações General Osório

Neste complexo sob o solo de Ipanema já foram escavados o túnel de ligação entre a Estação General Osório e a Estação General Osório 2 e o trecho de ligação entre as Linhas 1 e 4. Ainda falta terminar a escavação do acesso à Lagoa.

Quem vem de metrô da Estação General Osório, se olhar pelo lado direito, pode ver rapidamente o túnel de ligação entre as duas estações General Osório.

obra estacao general osorio 2



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Estação Maracanã Passa a Ser Intermodal

Estação Maracanã
Projetada nos anos 1970 para ser intermodal ligando os trens ao metrô, finalmente em 02 de julho de 2014 foi completada a obra da Estação Maracanã. Até então, o sistema de trens e metrô era independente.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Grades Na Linha 2 do Metrô do Rio

Grades Na Linha 2 metro rio
As estações da Linha 2 do Metrô do Rio ganharam em suas extremidades grades. Este espaço era para ser utilizado por composições de oito carros.


Linha 1A Somente com 6 carros

Desde a inauguração da Linha 1A, a Linha 2 deixou de usar oito carros para se adaptar à Linha 1 que permite apenas trens com seis carros.

Quando a Linha 2 voltar a ser independente, ela poderá utilizar trens de oito carros.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tatuzão Voltou a Operar e Parou Novamente

tatuzao parou metro rio
Sem divulgar vídeos ou fotos, o tatuzão voltou a operar em 10 de novembro. Ele andou apenas um metrô dos 16 previstos por dia. Os prédios balançaram e um pequeno buraco apareceu na calçada da Rua Barão da Torre.

Após dois dias escavando, ele foi novamente desligado.

O fundo do tatuzão está mostrado na foto ao lado (crédito a Ricardo Lafayette). Ele está localizado um pouco adiante da Rua Farme de Amoedo. Segundo os engenheiros, ele já escavou cerca de 85% da zona de transição de rocha para areia. Dizem que quando sair definitivamente da rocha, a obra vai acelerar.


Novo Calendário das Obras com o Tatuzão

O calendário prevê que o tatuzão chegue à Estação Nossa Senhora da Paz em janeiro; à Estação Jardim de Alah em maio; à Estação Antero de Quental em agosto; e à Estação Gávea em dezembro de 2015.

As estações mais adiantadas são as da Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico, que já estão recebendo o acabamento. A Estação Jardim de Alah está atrasada e a Estação Gávea está oficialmente adiada para 2017.