Este é o mapa da Linha 2 original no Centro do Rio de Janeiro: Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca.
Nos anos 1980, a Linha 2 ganhou (no papel) a Estação Praça XV.
Não seria um sonho? Qual político não ganharia votos terminando esta obra?
Medi agora no google maps: são aproximadamente 3 km do Largo do Estácio até o cruzamento das avenidas Chile e Paraguai (+/- onde começa a plataforma da linha 2 na Carioca).
ResponderExcluirUm tatuzão avançando 15 m/dia, perfuraria esse trecho em 200 dias (menos de 7 meses)! Mais 20 a 30 dias chegaria à Praça XV (barcas).
Como a estação Praça XV teria que ser bem profunda para permitir estender a linha a Niterói, provavelmente haveria pouca interferência com a superfície para remanejamento de galerias de serviços públicos.
Até a Praça XV são menos de 4Km.
ExcluirEm um ano poderíamos ter a Linha 2 chegando na Estação das barcas, com trens de 8 vagões. É realmente deprimente como o GERJ e o MetrôRio pensam pequeno e simplista o planejamento do nosso Metrô.
ResponderExcluirFlávio, já te ocorreu que talvez isso seja de propósito para o metrô nunca funcionar direito e termos sempre que depender dos ônibus?
ExcluirClaro que existe o interesse econômico privado. Pior! Parece haver uma preocupação com o "equilíbrio" entre esses interesses. Como se a OAS, que controla o MetroRio, e ganharia dinheiro com essa extensão da linha 2 até o Centro, não pudesse ganhar mais que os empresários de ônibus. Aí, ganha obras superfaturadas para compensar. Enquanto isso o povo só se ...
ExcluirEstes grandes conglomerados parecem dividir a receita.
ExcluirSe isso um dia chegar, me pergunto o que aconteceria com a estação Cidade Nova, porque a linha 2 seguiria direto de São Cristovão para a Estácio. Será que aumentariam a oferta de trens na linha 2 criando até mesmo outro número de linha operando esses mesmos trilhos. Seria um desperdício muito grande abandonar Cidade Nova e todos seus custos, sem contar seus usuários que ali se acostumaram em tê-la como estação. Sabemos também que se Cidade Nova acabar, acaba o cruzamento de nível entre linhas 1 e 2 otimizando a linha 1. Fica a dúvida.
ResponderExcluirNão há outro jeito: a Estação Cidade Nova será desativada. Você já pensou no desperdício de dinheiro que está empregado na Estação Carioca 2 e no túnel entre Estácio e Carioca e também em todos os estudos feitos? Sem contar no prejuízo de tempo diário de todo o sistema por causa da Linha 1A e do comprometimento ao Centro de Manutenção?
ExcluirCidade Nova, junto com uma expansão da Central, poderia compor uma nova linha, rumo à São Cristóvão (algum ponto entre o Centro de Tradições Nordestinas e o Estádio de São Januário), Maré, Fundão (pelo menos 2 estações), Galeão e entrar pela Ilha do Governador. É só ter imaginação.
ExcluirFlávio, sim, ela poderia servir à Linha 5. No entanto, num primeiro momento deveria ser desativada. E te digo mais: num momento futuro, ela precisa ser refeita. Há diversos itens de segurança que ela não respeita por ser um atalho por dentro do Centro de Manutenção.
Excluir