O Governador Pezão licitou o estudo da expansão da Linha 4. Segundo projeto apresentado, a Linha 4 terá a Estação Gávea, a Estação Jóquei, a Estação Jardim Botânico, a Estação Humaitá, a Estação Largo dos Leões, a Estação Dona Marta, a Estação Laranjeiras, a Estação Santa Teresa e a Estação Carioca.
Estação Gávea: Está sendo construída e será inaugurada em 2016. Ela terá duas plataformas. Uma da Linha 1 para a futura ligação Estação Gávea - Estação Uruguai; e outra para a Linha 4 para a ligação Estação São Conrado - Estação Jóquei.
Estação Jóquei: A Estação Jóquei ficará na Praça Santos Dumont, na Gávea. Sua ligação com a Estação Gávea não será feita por tatuzão. Quando o tatuzão chegar à Estação Gávea, ele será desmontado e remontado no túnel na saída da Estação Jóquei.
Estação Jardim Botânico: A Estação Jardim Botânico ainda não tem localização definida mas ficará em algum lugar entre o Hospital da Lagoa e o Parque Lage. O túnel entre a Estação Jóquei e a Estação Jardim Botânico poderá ser feito sob a Rua Jardim Botânico ou sob o prado do Jockey Club Brasileiro.
Estação Humaitá: O local preferido pelas autoridades construírem a Estação Humaitá é no terreno do antigo posto Petrobrás, onde está sendo construída a expansão do Espaço Cultural Sérgio Porto.
Estação Largo dos Leões: Será construída na praça. O local é de importante acesso aos hospitais e clínicas da região, além da Cobal do Humaitá. Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Dona Marta, já que uma é muito próxima da outra.
Estação Dona Marta: Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Largo dos Leões, já que uma é muito próxima da outra. A previsão é que ela fique na entrada do morro Dona Marta. Uma das duas estações deveria ser substituída por uma parada numa nova plataforma subterrânea da Estação Botafogo.
Estação Laranjeiras: Por baixo da montanha, o metrô faz uma curva e chega ao bairro de Laranjeiras. Sua localização será entre a Rua das Laranjeiras e a Rua Soares Cabral.
Estação Santa Teresa: A mais bizarra de todas prevê 17 escadas rolantes para quem quiser embarcar ou desembarcar no Largo dos Guimarães. Parece que o estado segue competindo com a prefeitura, já que os bondes deverão ser municipalizados. Seria mais prudente construir uma estação na Rua do Riachuelo, já que os bondes saem de Santa Teresa em direção à Estação Carioca.
Estação Carioca: Há diversos projetos para a chegada do metrô na Carioca. O melhor projeto é a construção de uma terceira plataforma sob o Largo da Carioca, que não prejudique uma futura expansão da Linha 2.
Centro de Manutenção: O Centro de Manutenção de Maria da Graça deverá ser construído já que o atual centro de manutenção não vai suportar os novos trens a serem comprados para operar nesta expansão.
Futuro:
* A Linha 4 poderá seguir em direção ao Porto do Rio de Janeiro após 2020.
* O tatuzão será desmontado na plataforma da Linha 4 na Estação Carioca e remontado na plataforma da Linha 2 da Estação Carioca para que seja construído o trecho Estação Carioca - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Catumbi - Estação Estácio.
Estação Gávea: Está sendo construída e será inaugurada em 2016. Ela terá duas plataformas. Uma da Linha 1 para a futura ligação Estação Gávea - Estação Uruguai; e outra para a Linha 4 para a ligação Estação São Conrado - Estação Jóquei.
Estação Jóquei: A Estação Jóquei ficará na Praça Santos Dumont, na Gávea. Sua ligação com a Estação Gávea não será feita por tatuzão. Quando o tatuzão chegar à Estação Gávea, ele será desmontado e remontado no túnel na saída da Estação Jóquei.
Estação Jardim Botânico: A Estação Jardim Botânico ainda não tem localização definida mas ficará em algum lugar entre o Hospital da Lagoa e o Parque Lage. O túnel entre a Estação Jóquei e a Estação Jardim Botânico poderá ser feito sob a Rua Jardim Botânico ou sob o prado do Jockey Club Brasileiro.
Estação Humaitá: O local preferido pelas autoridades construírem a Estação Humaitá é no terreno do antigo posto Petrobrás, onde está sendo construída a expansão do Espaço Cultural Sérgio Porto.
Estação Largo dos Leões: Será construída na praça. O local é de importante acesso aos hospitais e clínicas da região, além da Cobal do Humaitá. Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Dona Marta, já que uma é muito próxima da outra.
Estação Dona Marta: Esta estação no nosso ponto de vista pode ser descartada, caso construam a Estação Largo dos Leões, já que uma é muito próxima da outra. A previsão é que ela fique na entrada do morro Dona Marta. Uma das duas estações deveria ser substituída por uma parada numa nova plataforma subterrânea da Estação Botafogo.
Estação Laranjeiras: Por baixo da montanha, o metrô faz uma curva e chega ao bairro de Laranjeiras. Sua localização será entre a Rua das Laranjeiras e a Rua Soares Cabral.
Estação Santa Teresa: A mais bizarra de todas prevê 17 escadas rolantes para quem quiser embarcar ou desembarcar no Largo dos Guimarães. Parece que o estado segue competindo com a prefeitura, já que os bondes deverão ser municipalizados. Seria mais prudente construir uma estação na Rua do Riachuelo, já que os bondes saem de Santa Teresa em direção à Estação Carioca.
Estação Carioca: Há diversos projetos para a chegada do metrô na Carioca. O melhor projeto é a construção de uma terceira plataforma sob o Largo da Carioca, que não prejudique uma futura expansão da Linha 2.
Centro de Manutenção: O Centro de Manutenção de Maria da Graça deverá ser construído já que o atual centro de manutenção não vai suportar os novos trens a serem comprados para operar nesta expansão.
Futuro:
* A Linha 4 poderá seguir em direção ao Porto do Rio de Janeiro após 2020.
* O tatuzão será desmontado na plataforma da Linha 4 na Estação Carioca e remontado na plataforma da Linha 2 da Estação Carioca para que seja construído o trecho Estação Carioca - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Catumbi - Estação Estácio.
a estação santa tereza seria a primeira lambança pós-cabral?
ResponderExcluirSim, Luan! O Pezão aprendeu direitinho com seu mestre.
Excluirsó falta ele reaproveitar a plataforma da linha 2 da carioca kkk
ExcluirPelo projeto, o término da Linha 2 começaria quando o tatuzão chegar na Carioca.
ExcluirO Pezão já licitou os estudos para a obra?Não sabia mas gostei.
ResponderExcluirJá foi publicada no DO a licitação dos estudos técnicos. Os estudos conceituais já foram publicados.
ExcluirPensei que ele tinha aberto os estudos apenas para a expansão do trecho Jardim Oceânico-Alvorada.
ResponderExcluirEstão em fase de elaboração os estudos conceituais de expansões para o Recreio e para o Méier.
ExcluirPedro, não se preocupe, pois nada disso vai sair do papel. O estado está quebrado e esta Linha 4 que estão fazendo dificilmente ficará pronta antes de 2017.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirok
ExcluirRealmente metro em Santa Teresa não faz o menor sentido.
ResponderExcluirAcho que o final desse projeto deveria ser atualizado: a linha 4 poderia seguir em direção ao porto. Mas isso seria sonhar que as instancias trabalhem em conjunto.
Gostei da notícia e da abordagem. Você teria links para as publicações no DOU? Gostaria de ver o edital de licitação.
Não tenho links. A Linha 4 não vai terminar na Carioca. Mas o Pezão, se eleito (toc toc toc) pretende construir até a Carioca até 2020.
ExcluirÉ certo ter a estação de trem no Jardim Botânico?
ResponderExcluirEstação de trem?
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