Ao contrário dos que muitos pensam, a Linha 4 original, chamada de Linha 5 pelo atual Governador Pezão, não vai terminar na Estação Carioca. Na verdade, apenas a primeira parte da obra vai terminar lá. O projeto da Linha 5 prevê que ela seja estendida.
Linha 5 trabalhou com duas possibilidades de conclusão
O projeto conceitual da Linha 5 trabalhou com duas possibilidades de conclusão, lembrando que o primeiro trecho é composto de: Estação Jockey Club Brasileiro, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões, Estação Dona Marta, Estação Laranjeiras, Estação Santa Teresa e Estação Carioca.1ª Possibilidade: Porto do Rio de Janeiro
O metrô passaria pelos eixos da Avenida Passos e Rua Carmerino e sua estação terminal seria no largo em frente ao Hospital dos Servidores do Estado (HSE).2ª Possibilidade: Traçado Alternativo da Linha 4 original
Neste caso, após a Estação Santa Teresa, o metrô seguiria para a Estação Praça da Cruz Vermelha e dali para a Estação Cidade do Samba, que seria a estação terminal.No entanto, como espera-se que se finalize a Linha 2 com a construção do trecho Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV, o mais provável é que o metrô ganhe o rumo do porto carioca.
Seria bom se estivesse uma estaçao na praça maua
ResponderExcluirSeria bom mesmo. Ainda acho o mais importante terminar a Linha 2.
ExcluirPrioridades:
ResponderExcluir1) Terminar a linha 2 até a Praça XV;
2) Fazer a ligação Uruguai-Gávea na linha 1;
3) Levar a linha 4 ao Centro como descrito acima. Prefiro a opção via Cruz Vermelha porque teria conexões com a linha 2 (na Cruz Vermelha) e mais uma com a linha 1 (na Central).
Quanto à estação na praça Mauá, acho que deveria fazer parte da Ilha-GIG-SDU (linha 5?) que poderia assim interligar todos os principais modais do Rio: os dois aeroportos, rodoviária, estação de passageiros do porto, barcas e, dependendo do traçado, alguma estação ferroviária (Leopoldina/~futura estação do trem bala) ou Central.
Concordo contigo, Fernando. Mas não é isso que o Pezão fará.
ExcluirO Pezão vai é fazer essa loucura de levar a linha 1 até o Meier....esse cara ñ poderia ter sido reeleito.
ExcluirPois é...infelizmente as pessoas ainda não aprenderam a votar. Esse cara não deveria estar aí, principalmente depois das manifestações do ano passado.
ExcluirEssa opção de ir pro porto anularia de vez o projeto da linha 5 original ou ñ tem nada a ver? Se ñ tiver acho a melhor alternativa pra atender mais uma parte do centro.
ResponderExcluirOi Gabriel, não necessariamente, até pq não conhecemos exatamente qual será o traçado deste trecho no porto. De qualquer maneira, a Linha 5 original viria da Ilha. Acho que dá para ter as duas.
ExcluirConcordo miguel. Agora sobre a linha 5 original, poderia vim da ilha do governador e chegando a estaçao novo rio seguiria o trajeto o binario, ou da estaçao novo rio segueria para estaçao cidade nova ja que a conclusao da linha 2 nao teria ultilizaçao para esta estaçao, ampliaria a central depois seguiria para cidade do samba,praça maua,praça xv e aerporto, seria muito loucura?
ExcluirO único problema seria como chegar na Cidade Nova. O projeto era subterrâneo. Como subir à superfície neste trecho e depois descer? Acho que esta estação deveria ser desativada.
ExcluirEu fico aqui tentando imaginar quais estações essa linha teria até chegar no porto.
ExcluirHá muitas possibilidades. Eu acho que eles deveriam começar a fazer a Linha 5.
ExcluirEssa estação foi um erro e infelizmente deveria ser desativada logo que possível.
ResponderExcluirExatamente!
ExcluirEla poderia ser reaproveitada em algum ramal da SuperVia.
ExcluirSeria mais fácil mesmo, Luan. O problema é que ela está praticamente dentro do Centro de Manutenção do metrô. Ainda acho que ela deveria ser descartada.
ExcluirPodia-se comparar o custo de desmontar toda a estação com o custo de adaptá-la para os trens da Supervia.
ExcluirE o risco de acidentes com o CM? Morreu uma metroviária este ano ali.
ExcluirMas o CM não é do METRÔ? O que proponho é que a Estação Cidade Nova seja usada para os TRENS DA SUPERVIA, logo não teria como haver acidentes já que não existiria uma ligação entre o CM e a estação.
ExcluirLuan, só se fosse em outra localidade. Não pode passar trens em alta velocidade por um centro de manutenção. Ali deveria ser um local para manutenção das composições, por onde caminham mecânicos, engenheiros e demais profissionais do metrô.
ExcluirPerguntinha idiota...o cruzamento da Central pra Cidade Nova é em X?
ResponderExcluirNão. Mas há dois trilhos (Cidade Nova e Tijuca) que se juntam no trem da Linha 1 naquele local. É nesta junção que há riscos de acidentes.
ExcluirA Supervia acabou com esse tipo de junção dos paradores com o direto em Deodoro e é incrível como pelo menos no parador ficou muito melhor, com intervalos menores tbm.
ResponderExcluirLegal.
ExcluirAinda acho que o ideal seria Cruz Vermelha X Central X Cidade do Samba X Rodoviária.
ResponderExcluirSendo L2 x L4 na Cruz Vermelha,
L1 X L4 na Central
L4 X L5 na Rodoviária
Sigo defendendo um cruzamento na Carioca.
ExcluirQuais os possíveis locais das estações Laranjeiras e Santa Teresa?
ResponderExcluirM[arcio, nos dias 09 e 12 de Junho publicamos posts sobre estas estações.
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