segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Extensões da Chamada Linha 5

Ao contrário dos que muitos pensam, a Linha 4 original, chamada de Linha 5 pelo atual Governador Pezão, não vai terminar na Estação Carioca. Na verdade, apenas a primeira parte da obra vai terminar lá. O projeto da Linha 5 prevê que ela seja estendida

O projeto conceitual da Linha 5 trabalhou com duas possibilidades de conclusão, lembrando que o primeiro trecho é composto de: Estação Jockey Club Brasileiro, Estação Jardim Botânico, Estação Humaitá, Estação Largo dos Leões, Estação Dona Marta, Estação Laranjeiras, Estação Santa Teresa e Estação Carioca.

1a Possibilidade: Porto do Rio de Janeiro
O metrô passaria pelos eixos da Avenida Passos e Rua Carmerino e sua estação terminal seria no largo em frente ao Hospital dos Servidores do Estado (HSE).

2a Possibilidade: Traçado Alternativo da Linha 4 original:
Neste caso, após a Estação Santa Teresa, o metrô seguiria para a Estação Praça da Cruz Vermelha e dali para a Estação Cidade do Samba, que seria a estação terminal.

No entanto, como espera-se que se finalize a Linha 2 com a construção do trecho Estação Estácio - Estação Catumbi - Estação Praça da Cruz Vermelha - Estação Carioca - Estação Praça XV, o mais provável é que o metrô ganhe o rumo do porto carioca.

28 comentários:

  1. Seria bom se estivesse uma estaçao na praça maua

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    1. Seria bom mesmo. Ainda acho o mais importante terminar a Linha 2.

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  2. Prioridades:
    1) Terminar a linha 2 até a Praça XV;
    2) Fazer a ligação Uruguai-Gávea na linha 1;
    3) Levar a linha 4 ao Centro como descrito acima. Prefiro a opção via Cruz Vermelha porque teria conexões com a linha 2 (na Cruz Vermelha) e mais uma com a linha 1 (na Central).
    Quanto à estação na praça Mauá, acho que deveria fazer parte da Ilha-GIG-SDU (linha 5?) que poderia assim interligar todos os principais modais do Rio: os dois aeroportos, rodoviária, estação de passageiros do porto, barcas e, dependendo do traçado, alguma estação ferroviária (Leopoldina/~futura estação do trem bala) ou Central.

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    1. Concordo contigo, Fernando. Mas não é isso que o Pezão fará.

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    2. O Pezão vai é fazer essa loucura de levar a linha 1 até o Meier....esse cara ñ poderia ter sido reeleito.

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    3. Pois é...infelizmente as pessoas ainda não aprenderam a votar. Esse cara não deveria estar aí, principalmente depois das manifestações do ano passado.

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  3. Essa opção de ir pro porto anularia de vez o projeto da linha 5 original ou ñ tem nada a ver? Se ñ tiver acho a melhor alternativa pra atender mais uma parte do centro.

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    1. Oi Gabriel, não necessariamente, até pq não conhecemos exatamente qual será o traçado deste trecho no porto. De qualquer maneira, a Linha 5 original viria da Ilha. Acho que dá para ter as duas.

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    2. Concordo miguel. Agora sobre a linha 5 original, poderia vim da ilha do governador e chegando a estaçao novo rio seguiria o trajeto o binario, ou da estaçao novo rio segueria para estaçao cidade nova ja que a conclusao da linha 2 nao teria ultilizaçao para esta estaçao, ampliaria a central depois seguiria para cidade do samba,praça maua,praça xv e aerporto, seria muito loucura?

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    3. O único problema seria como chegar na Cidade Nova. O projeto era subterrâneo. Como subir à superfície neste trecho e depois descer? Acho que esta estação deveria ser desativada.

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    4. Eu fico aqui tentando imaginar quais estações essa linha teria até chegar no porto.

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    5. Há muitas possibilidades. Eu acho que eles deveriam começar a fazer a Linha 5.

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  4. Essa estação foi um erro e infelizmente deveria ser desativada logo que possível.

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    1. Ela poderia ser reaproveitada em algum ramal da SuperVia.

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    2. Seria mais fácil mesmo, Luan. O problema é que ela está praticamente dentro do Centro de Manutenção do metrô. Ainda acho que ela deveria ser descartada.

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    3. Podia-se comparar o custo de desmontar toda a estação com o custo de adaptá-la para os trens da Supervia.

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    4. E o risco de acidentes com o CM? Morreu uma metroviária este ano ali.

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    5. Mas o CM não é do METRÔ? O que proponho é que a Estação Cidade Nova seja usada para os TRENS DA SUPERVIA, logo não teria como haver acidentes já que não existiria uma ligação entre o CM e a estação.

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    6. Luan, só se fosse em outra localidade. Não pode passar trens em alta velocidade por um centro de manutenção. Ali deveria ser um local para manutenção das composições, por onde caminham mecânicos, engenheiros e demais profissionais do metrô.

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  5. Perguntinha idiota...o cruzamento da Central pra Cidade Nova é em X?

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    1. Não. Mas há dois trilhos (Cidade Nova e Tijuca) que se juntam no trem da Linha 1 naquele local. É nesta junção que há riscos de acidentes.

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  6. A Supervia acabou com esse tipo de junção dos paradores com o direto em Deodoro e é incrível como pelo menos no parador ficou muito melhor, com intervalos menores tbm.

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  7. Ainda acho que o ideal seria Cruz Vermelha X Central X Cidade do Samba X Rodoviária.
    Sendo L2 x L4 na Cruz Vermelha,
    L1 X L4 na Central
    L4 X L5 na Rodoviária

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  8. Quais os possíveis locais das estações Laranjeiras e Santa Teresa?

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    1. M[arcio, nos dias 09 e 12 de Junho publicamos posts sobre estas estações.

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