quinta-feira, 9 de junho de 1988

Começa a Obra da Estação Cruz Vermelha

Começa a Obra da Estação Cruz Vermelha
Em 09 de junho de 1988, O Globo publicou que na véspera o Governador Moreira Franco e o presidente do Metrô iniciaram as obras de expansão da Linha 2 e da construção da Estação Praça da Cruz Vermelha.


Tatuzão Abre Túnel para a Estação Cruz Vermelha

O método da escavação entre a Estação Estácio e a futura estação na Lapa seria o Tatuzão. Em três meses, o fosso para sua entrada desmontado estaria pronto. Sua montagem levaria cerca de 40 dias e ele levaria 10 meses para escavar até a futura estação.

O Globo publicou como era o tatuzão da época, que, na verdade, é muito parecido com o atual.

terça-feira, 7 de junho de 1988

Metrô Começa a Chegar

Metrô Começa a Chegar
Em 07 de junho de 1988, o Globo publicou uma matéria sobre o avanço das obras do metrô.


Metrô se Prepara para Chegar à Lapa

Naquele momento, a Linha 1 avançava de Botafogo a Copacabana. Enquanto isso, no centro da cidade, a Linha 2 era escavada entre Estácio e Lapa.

As desapropriações na Lapa tinha sido reduzidas a um mínimo possível para que o metrô fosse construído.

quinta-feira, 7 de abril de 1988

Metrô Começa Obra da Linha 2

Metrô Começa Obra da Linha 2
Em 07 de abril de 1988, com três meses de atraso, O Globo publicou que enfim tinham começado as obras de extensão da Linha 2 no Centro em direção à Niterói.


Tatuzão Montado na Estação Estácio

O canteiro de obras foi montado ao lado da Estação Estácio. O tatuzão seria montado ali para escavar o túnel entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha. O trecho entre a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Estação Praça XV seria construído pelo método cut and cover.

domingo, 27 de março de 1988

Metrô Inicia Obras de Expansão em Abril

Metrô Inicia Obras de Expansão em Abril
Em 27 de março de 1988, o Globo noticiou que as obras da Linha 2 entre a Estação Estácio e a Estação Carioca começariam em abril.


Desapropriações de Imóveis

As desapropriações dos imóveis foram reduzidas a um mínimo possível. Mesmo assim, a polêmica prosseguia já que alguns eram tombados pelo Patrimônio Histórico.

A matéria continua dizendo que os proprietários aguardavam a valorização de seus imóveis.

terça-feira, 20 de outubro de 1987

Extensão da Linha 2 Começará em Janeiro

Extensão da Linha 2 Começará em Janeiro
Em 20 de outubro de 1987, o jornal O Globo publicou uma matéria em seu Jornal de Bairros da Tijuca falando sobre o início das obras de expansão da Linha 2, que deveriam começar em janeiro de 1988.


Da Saens Peña à Cruz Vermelha em 18 Minutos

O passageiro que pegasse o trem na Estação Praça Saens Peña chegaria à Estação Praça da Cruz Vermelha em 18 minutos e em 21 estaria na Estação Praça XV.

Estudos da época mostram que a Linha 2 desafogaria o trânsito, a Linha 1 e a única estação de baldeação construída até então: a Estação Estácio. A obra deveria ficar pronta em 1991.

quarta-feira, 7 de outubro de 1987

Barat Defende Ampliação da Linha 2

Barat Defende Ampliação da Linha 2
O então Secretário de Transportes do Rio de Janeiro falou ao O Globo em 07 de Outubro de 1987.

Nesta reportagem, fica clara a importância da ampliação da Linha 2 entre a Baixada e a Estação Praça XV (também chamada de Estação Barcas).

sexta-feira, 2 de outubro de 1987

Siqueira Anuncia que Metrô Chegará a Niterói

Siqueira Anuncia que Metrô Chegará a Niterói
Em 02 de outubro de 1987, O Globo publicou que Marcelo Siqueira, então presidente do Metrô do Rio de Janeiro, em conversa com o Prefeito de Niterói, Adílson Lopes, anunciou que expandiria o metrô a Niterói e Itaboraí.


Ponte Rio-Niterói Não dava Vazão

A Ponte Rio-Niterói já não dava vazão. O projeto original de 1968 previa que a Linha 2 sairia de São João de Meriti, passaria pelo Centro do Rio e seguiria até Niterói.

Em 2002, o tema foi novamente apresentado pela então Governadora Rosinha Garotinho. No entanto, a ligação Rio-Niterói sob a Baía de Guanabara, ganhou a denominação de Linha 3.

quinta-feira, 24 de setembro de 1987

Metrô Define onde Ficarão Estações da Linha 2

Metrô Define onde Ficarão Estações da Linha 2
Em 24 de setembro de 1987, o Globo publicou uma matéria sobre a definição das futuras estações da Linha 2 que até hoje, 26 anos depois, ainda aguardamos serem construídas.

O metrô aboliria de vez a Estação Catumbi, mas a Linha 2 ganharia a Estação Praça da Cruz Vermelha, a Estação Carioca e a Estação Praça XV.


Rio Teria Tatuzão

Outro ponto interessante da matéria é que pela primeira vez se usuaria um tatuzão para a construção do metrô fluminense. O trecho entre a Estação Estácio e a Estação Praça da Cruz Vermelha seria construído pelo tatuzão. Já os trechos entre a Estação Praça da Cruz Vermelha e a Estação Carioca; e Estação Carioca e Estação Praça XV seriam feitos pelo cut and cover.

terça-feira, 28 de julho de 1987

Metrô Conclui em Agosto as Obras de Ampliação da Estação Carioca

Metrô Conclui em Agosto as Obras de Ampliação da Estação Carioca
Em 28 de julho de 1987, O Globo publicou uma interessante matéria sobre a estação mais misteriosa do metrô fluminense.


Metrô Constrói Plataformas Laterias

A Estação Carioca foi inaugurada tendo apenas a plataforma central. O embarque e desembarque de passageiros era tumultuado (qualquer coincidência com os dias de hoje é mera coincidência). A pedido dos usuários, o metrô construiu as plataformas laterais. Assim, o desembarque seria feito por um lado e o embarque por outro. Novamente, a importância da Estação Carioca é relatado, pois ela servirá de baldeação entre as linhas 1 e 2.


Zona Sul Luta por Mais Metrô

Em outra matéria, as associações de moradores de moradores de Copacabana exigiam um debate sobre a construção do metrô no bairro. Enquanto isso, as associações de moradores de Urca, Praia Vermelha, Botafogo, além do Rio Sul e UFRJ, faziam um abaixo-assinado exigindo a construção da Estação Morro de São João entre as estações Botafogo e Cardeal Arco Verde.

terça-feira, 21 de julho de 1987

Metrô Define Acessos para Estações na Zona Sul

Metrô Define Acessos para Estações na Zona Sul
Em 21 de julho de 1987, O Globo publicou uma matéria relatando a definição dos locais de quatro estações que serviriam à Copacabana e Ipanema.


Metrô em Copacabana

Lembramos que, originalmente, Copacabana deveria ter ganho cinco estações de metrô. A Estação Anita Garibaldi teve seu nome trocado para Estação Siqueira Campos e a Estação Sá Ferreira foi renomeada Estação General Osório. A localização das estações também sofreu alterações.

construçao do rabicho deve terminar em 1989

Linha 2 Chegaria a Belford Roxo

Outro ponto interessante desta reportagem é que a Linha 2 seria construída até 1989 unindo Belford Roxo à Praça XV. Até hoje se espera o fim das obras desta linha.


Rabicho da Tijuca Também em Pauta

No Jornal de Bairros, que circulou no mesmo dia na Tijuca, há uma matéria sobre o início das obras do "rabicho da Tijuca".

O metrô passou por uma grave crise política e financeira ao longo dos anos 1980. BNDES, Governo Estadual e Governo Federal não se entenderam sobre o investimento no metrô fluminense e pouco se construiu. Não vamos reproduzir neste blog tais matérias.

segunda-feira, 30 de junho de 1986

Rede Planejada para o Metrô em 1986

expansao metro 1986
O planejamento metroviário para o Grande Rio de Janeiro até os anos 1980 era levado a sério.

O "Caderno 7 Anos de Operação do Metrô" mostra como o metrô planejava o futuro da cidade. A redução de automóveis e ônibus na superfície seria brutal se as obras fossem tiradas do papel.

O documento é de 1986 e traz um mapa das expansões previstas.


Linha 1 Circular

Nele, é possível ver a Linha 1 circular.


estacao belford roxo

Linha 2 Centro

A Linha 2, no Centro, ganharia a expansão da Estação Catumbi, Estação Praça da Cruz Vermelha e Estação Carioca.

As demais linhas do mapa mostram a Linha 4 (Zona Sul - Zona Oeste), a Linha 5 em direção à Ilha do Governador e a Linha 6 que corta a Zona Oeste e termina na Estação Irajá (com integração com a Linha 2). 

Estação Belford Roxo

A segunda imagem mostra a Estação Morro de São João, da Linha 1, que neste mapa é chamada de Estação Belford Roxo. É que uma das entradas a esta estação seria feita em Copacabana onde há a rua Belford Roxo. Sua entrada ficaria ao lado do Colégio Estadual Infante Dom Henrique.



sábado, 23 de fevereiro de 1985

Secretário Recebe Projeto que Amplia Atuação do Metrô

Secretário Recebe Projeto que Amplia Atuação do Metrô
Em 23 de fevereiro de 1985, surgia mais uma matéria no O Globo sobre as futuras expansões do metrô carioca.


Prioridades do Metrô em 1985

As prioridades naquele momento eram as mesmas de anos atrás e algumas delas perduram até hoje: construção do rabicho da Tijuca para diminuir o intervalo de trens na Linha 1; extensão da Linha 1 de Botafogo para Copacabana; e a extensão da Linha 2 de Irajá à Pavuna e de Estácio à Carioca.

O projeto dependeria de aprovação de um empréstimo de US$ 230 milhões por parte do Governo Federal e da aprovação do Governador Leonel Brizola.

terça-feira, 10 de janeiro de 1984

Dois Trens se Chocam de Frente em São Cristóvão

Em 10 de Janeiro de 1984, O Globo fez uma matéria sobre um acidente ocorrido na véspera quando um trem de passageiros se chocou de frente com um trem que era conduzido ao centro de manutenção do metrô. Foi o acidente mais grave envolvendo o metrô do Rio de Janeiro.


Anos 80 Problemáticos para o Metrô do Rio

Os anos 80 foram os mais graves da história do metropolitano fluminense. As estações em obras foram abandonadas por anos; as estações foram decoradas do material mais barato possível; as praças que o metrô ficou de revitalizá-las viraram terrenos baldios; greves dos metroviários, etc.

O Governo Federal parou de emprestar dinheiro ao Rio de Janeiro; tentaram entregar o metrô para a União que rejeitou; tivemos contínuos aumentos nos preços das passagens; e a dívida externa que financiou o metrô não foi paga.

segunda-feira, 14 de novembro de 1983

1983: Jornal do Brasil e Márcio Braga Lideram Campanha contra Estação Morro Azul

plebiscito estação flamengo
Em 14 de novembro de 1983, o Jornal do Brasil publicou em sua edição diária uma cédula para um plebiscito inusitado e não-oficial. O carioca deveria votar se a Estação Morro Azul da Linha 1 deveria continuar com este nome ou se ela deveria se chamar Estação Flamengo.


Plebiscito, Abaixo-Assinado e Flamengo Pressionam

Pelo regulamento do próprio jornal, o carioca deveria enviar pelo correio seu voto a uma das 27 agências do Jornal do Brasil. Outra opção seria depositar a cédula numa urna colocada na Estação Morro Azul.

Um dos líderes da campanha de mudança do nome foi Márcio Braga, presidente do Club de Regatas do Flamengo, que em 07 de novembro de 1983 se manifestou publicamente a favor da mudança de nome.

A Estação Morro Azul foi inaugurada em 18 de setembro de 1981. Seu nome causou grande confusão entre os cariocas. Morro Azul é uma pequena favela no bairro do Flamengo. Numa época que não existia celulares ou internet, muita gente não conseguia chegar ao bairro do Flamengo, pois não identificava Morro Azul. Muitos passageiros saltavam na Estação Botafogo.

estação morro azul
A Associação de Moradores e Amigos do Flamengo promoveu um abaixo-assinado. O movimento pela mudança de nome ganhou a simpatia do presidente do Metrô Carlos Theóphilo.

sábado, 12 de novembro de 1983

1983: Estação Maracanã Será Anunciada no Placar Eletrônico

estaçao maracana metro anunciada no placarA inauguração da Estação Maracanã (em 19 de novembro de 1983) será divulgada no placar eletrônico do estádio do Maracanã.


Parceria Metrô com Estádio do Maracanã

O anúncio foi feito pelo Presidente do Metrô Carlos Theóphilo no dia 12 de novembro de 1983 e publicado pelo Jornal do Brasil em 13 de novembro de 1983.

O Estádio do Maracanã também ganharia um estacionamento para 600 vagas de automóveis. O objetivo seria retirar carros das ruas que engarrafam a Praça da Bandeira em dias de jogos e grandes eventos no estádio e na UFRJ.

Junto com a Estação Maracanã também no dia 19 de novembro seria inaugurada a Estação São Cristóvão. A Linha 2 finalmente ganharia forma. O tempo de viagem estimado entre a Estação Maracanã e a Estação Estácio seria de em torno de três a quatro minutos.


Placar Eletrônico Também Era Novo

placar eletrônico maracana
O placar eletrônico do Maracanã ainda era uma novidade em 1983, tendo sido ele inaugurado em 1979, 29 anos depois da abertura do estádio para a Copa do Mundo de 1950.

quinta-feira, 30 de junho de 1983

Deu na Imprensa em 1983: Linha 2 Ai Aumentar Movimento do Metrô em 50 Mil Passageiros / Dia

A Linha 2 vai aumentar o movimento do Metrô em 50 mil passageiros por dia.

Pelo menos a Linha 2 chegou até a Pavuna!

A matéria foi publicada pelo Jornal do Brasil em 1983.



































domingo, 13 de março de 1983

Metrô Chega ao Subúrbio Após Seis Anos de Obras

O metrô finalmente deixou a Zona Norte e seguiu em direção ao subúrbio. Foi assim que O Globo noticiou a inauguração de mais estações da Linha 2 em 13 de março de 1983.

Aliás, 1983 foi o primeiro de uma sequência de vacas magras para o metrô do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro já não era a capital do Brasil há mais de vinte anos. O Governo Federal e o BNDES não deram mais empréstimos para que o estado continuasse a obra de seu metrô. 
cloraldinho: rio terá melhor sistema de transporte

sábado, 12 de março de 1983

Estação Irajá

Estação Irajá linha 2A história da Estação Irajá do metrô começa em 1883. O local era uma antiga estação de trem, aberta pela Estrada de Ferro Rio d'Ouro.


Metrô Chega a Irajá em 1998

A Estação Irajá foi inaugurada em 1998. Ela é uma das estações da Linha 2 e fica no encontro das avenidas Pastor Martin Luter King Jr. e Monsenhor Félix, as mais importantes do bairro.

A Estação Irajá conta com dois acessos: o acesso A é pela Avenida Monsenhor Félix e o acesso B está localizado na Estrada Padre Roser.

Ela foi inaugurada em 12 de março de 1983.


Estação Irajá Deverá Ter Plataforma da Linha 6

Além da Linha 2, ela aguarda receber o metrô da Linha 6. Sob a plataforma da Linha 2, deve ser construída a plataforma para receber a Linha 6. Na Linha 2, ela está entre a Estação Vicente de Carvalho e a Estação Colégio. Na Linha 6, ela ficará entre a Estação Vaz Lobo e a Estação Brás de Pina.

Inaugurações de 1983 do Metrô Rio

estaçao maria da graçaO metrô do Rio de Janeiro ganhou mais quatro estações em 1983. Todas elas da Linha 2.

Todas as quatro estações foram inauguradas em 12 de março de 1983: Estação Maria da Graça, Estação Inhaúma, Estação Del Castilho e Estação Irajá.

A foto mostra a Estação Maria da Graça, ainda com os trens antigos do metrô. Era o chamado "Pré-Metrô" e seus usuários faziam baldeação nesta estação.


Inaugurações de 1983

  • Estação Maria da Graça
  • Estação Del Castilho
  • Estação Inhaúma
  • Estação Irajá
  • terça-feira, 22 de junho de 1982

    Tome o Metrô na Tijuca e Vá Beber um Chopinho no Leblon

    Tome o Metrô na Tijuca e Vá Beber um Chopinho no LeblonEm 22 de junho de 1982, O Globo deu destaque a uma matéria que falava da expansão do metrô do Rio de Janeiro. A proposta desta época já era fazer a Linha 1 circular unindo a Zona Sul à Zona Norte e ao Centro. Para tal, além das projetadas estações de Copacabana e Ipanema, projetáva-se pela primeira vez de forma concreta as estações Uruguai, Jockey (Gávea) e Leblon.

    Até hoje discute-se a Linha 1 circular.

    sexta-feira, 28 de maio de 1982

    Multidão em Festa na Chegada do Metrô à Tijuca

    Multidão em Festa na Chegada do Metrô à Tijuca
    Em 28 de Maio de 1982, O Globo noticiou como foi a inauguração do metrô na Tijuca na véspera.


    Tijuca É o Bairro com Maior Número de Estações

    A Tijuca passou a ser o bairro com o maior número de estações. Todas elas pertenciam à Linha Prioritária (parte principal da Linha 1). Em 27 de Maio de 1982 foram inauguradas as estações Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena.

    A Rio Trilhos previa ainda uma quarta estação para o bairro: a Estação Uruguai, que ainda não estava sendo construída em 1982, mas ficou pronta em 2013 e será inaugurada em 2014.

    quinta-feira, 27 de maio de 1982

    Inaugurações de 1982 do Metrô Rio

    obras estaçao Saens PeñaEm 1982, o metrô finalmente chegou ao bairro da Tijuca, que ganhou três estações no mesmo ano. A Linha 2 também ganhou sua nova Estação Triagem.

    As obras na Tijuca começaram em 1976. A foto ao lado é da Praça Saens Peña.


    Inaugurações de 1982

  • Estação Afonso Pena
  • Estação Saens Peña
  • Estação São Francisco Xavier
  • Estação Triagem
  • Estação Saens Peña

    Estação Saens PeñaA Estação Saens Peña fica na praça homônima e atualmente é a estação termina da Linha 1.


    A Principal Estação da Tijuca

    A estação fica no coração da Tijuca e foi inaugurada em 27 de maio de 1982. Cerca de 80 mil pessoas passam por ali todos os dias.

    Suas obras tiveram início em 1976 e previa-se originalmente inaugurá-la em 1979.

    A Estação Saens Peña foi a estação terminal da Linha 1 até a inauguração da Estação Uruguai, em 2014.

    Seu nome original era Estação Saenz Peña mas houve uma mudança na nomenclatura do local.

    Ela conta com seis acessos: Praça Saens Peña, General Roca, Doutor Pereira dos Santos, Carlos de Vasconcelos, Heitor Beltrão e Major Ávila.


    Observação

    • Este artigo foi originalmente publicado em 30 de maio de 2009.
    • Ele foi atualizado em 16 de janeiro de 2024.

    sábado, 12 de dezembro de 1981

    Inaugurações de 1981 do Metrô Rio

    inauguração estação largo do machadoO ano de 1981 foi um dos mais importantes na história do Metrô do Rio de Janeiro. Sete estações foram inauguradas neste ano, cinco da Linha 1 e duas da Linha 2. A Zona Sul ganhou quatro estações, o Centro uma, e a Zona Norte duas.

    A foto mostra a inauguração da Estação Largo do Machado.


    Inaugurações de 1981

  • Estação Carioca
  • Estação Catete
  • Estação Botafogo
  • Estação Flamengo
  • Estação Largo do Machado
  • Estação Maracanã
  • Estação São Cristóvão