Linha 1:
Projeto Original: Linha circular. Incluiria Estação Álvaro Chaves (Botafogo), Rua Uruguai (Tijuca), General Osório (Ipanema), Praça da Paz (Ipanema), Jardim de Alah (Ipanema), Praça Antero de Quental (Leblon), Praça Santos Dumont (Gávea) e túnel através do maciço da Tijuca para unir Zonas Sul e Norte.
Projeto Atual: Expansões para Praça General Osório (Ipanema 2009), Praça da Paz (Ipanema 2014), Jardim de Alah (Ipanema 2014), Avenida Bartolomeu Mitre (Leblon 2014), PUC (Gávea 2014) e Rua Uruguai (Tijuca 2014).
Linha 1A:
Projeto Atual: Ligação da Estação Estácio à Estação Central através da nova Estação Cidade Nova. Projeto fica pronto em 2009.
Linha 1B:
Projeto Atual: Estações Botafogo, Real Grandeza (Botafogo), Leme, Cardel Arco Verde (Copacabana), Constante Ramos (Copacabana), Arpoador, Praça da Paz (Ipanema). Sem previsão do início das obras.
Linha 1C:
Projeto Atual: Estações Praça Sachet, Grajaú, Barão do Bom Retiro e Méier. Sem previsão do início das obras.
Linha 1D:
Projeto Atual: Estações Rua Uruguai (Tijuca), Muda e Usina. Sem previsão do início das obras.
Linha 2:
Projeto Original: Estações Cruz Vermelha, Carioca (já pronta) e Barcas. Sem previsão do início das obras.
Projeto Atual: Estações Vila Rosali, Agostinho Porto, Coelho da Rocha e Belford Roxo. Sem previsão do início das obras.
Linha 2A:
Projeto Original: Trevo das Margaridas, Avenida Brasil e Colégio. Sem previsão do início das obras.
Linha 3:
Projeto Original: Linha 3 será dividida em 3 partes para sua construção. A 1ª Parte ligará Estação Guaxindiba (São Gonçalo) à Estação Araribóia (Niterói). A 2ª parte ligará a Estação Araribóia à Estação Barcas (Rio de Janeiro). A 3ª parte ligará a Estação Guaxindiba à Estação Itaboraí.
Projeto Atual: Cronograma de obras da 1ª parte sendo analisado. As estações serão Praça Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba. O início das obras está previsto para 2009 e o fim para 2013. Não há previsão para o início das obras da 2ª e 3ª partes.
Linha 4:
Projeto Original: Estação Alvorada, Barra Shopping, Parque das Rosas, Shopping Downtown, Estação Barra Point, Jardim Oceânico, Praia do Pepino, Fashion Mall, PUC, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, Hospital da Lagoa, Maria Angélica, Humaitá, Largo dos Leões, Botafogo, Laranjeiras e Carioca.
Projeto Atual: Início das obras das três primeiras estações está previsto para 2009 (com conclusão em 2014): Estação PUC, São Conrado e Jardim Oceânico. Com isso, São Conrado terá apenas uma estação, em vez de duas. Não há previsão para as obras das demais estações.
Linha 4A:
Projeto Atual: Estações Botafogo, Rio Sul (Botafogo) e Urca. Sem previsão do início das obras.
Linha 5:
Projeto Original: Estação Cocotá, Jardim Guanabara, Galeão, UFRJ, Rodoviária Novo Rio, Carioca e Santos Dumont. Sem previsão do início das obras.
Linha 6:
Projeto Original: Estação Galeão, Penha, Vila da Penha, Irajá, Madureira Shopping, Campinho, Taquara, Jacarepaguá, Cidade de Deus, Casa Shopping, Shopping Via Parque, Hospital Lourenço Jorge, Alvorada. Sem previsão do início das obras.
Linha 6A:
Projeto Original: Estação Bonsucesso, Olaria e Penha. Sem previsão do início das obras.
Outras Linhas:
Muito se fala numa 7ª linha saindo da Estação Araribóia em direção à Icaraí. Não encontrei no entanto, nenhuma documentação a respeito.
Com o crescimento do Recreio, especúla-se de uma linha para lá, que poderia ser a extensão da Linha 4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário