Inauguração em 1959
Em 1959, o Metrô de Lisboa foi inaugurado com nove estações após 4 anos de obras. Todas as estações faziam parte da Linha Azul. Saindo da Estação Restauradores, o cliente escolhia na Estação Rotunda se desejava seguir viagem em direção à Estação Sete Rios ou à Estação Entre Campos.
Expansões Contínuas do Metrô de Lisboa
Até 1966, o Metrô ganhou novas estações, sempre na mesma linha e no centro da cidade. Sem novas expansões, a empresa foi nacionalizada em 1975 e novas estações foram inauguradas em 1988, vinte e dois anos depois de seu último crescimento.
Em 1993, tendo em vista a Expo 1998, o plano do Metrô de Lisboa foi redesenhado para receber quatro linhas. As expansões continuaram nos anos 2000. Portugal nesta época já era uma democracia (desde 1974), membro da União Europeia (desde 1986) e foi escolhido para sediar a Eurocopa de Futebol (2004), além de diversos eventos internacionais, como o Rock 'n' Rio e grande prêmios de automobilismo e motovelocidade.
Agora, as quatro linhas se cruzam em 56 estações. E não param por aí. A Linha Amarela está ganhando três novas estações para se juntar à Linha Verde.
No papel há projetos de expansão da Linha Vermelha e da construção da Linha Violeta.
O Aeroporto Internacional de Lisboa é atendido pelo metrô desde 2010.
Observação
- Este artigo foi publicado em 22 de novembro de 2009.
- Ele foi atualizado em 31 de janeiro de 2024.
Portugal é SIM o país mais atrasado da Europa Ocidental, mas o resto está tão a frente do Brasil que mesmo o país mais atrasado deles está a frente do nosso em alguns quesitos...
ResponderExcluirImagino que você tenha razão, Pec!!!
ResponderExcluirMuito importante isso.
ResponderExcluirLinhas que se cruzam, para evitar super lotação.
Na verdade, o país mais atrasado da Europa Ocidental. Há vários países no leste europeu mais atrasados que Portugal. Mas mentalidade independe de nível de desenvolvimento. E Lisboa serve sim de referência para o Rio nesse quesito. Agora com as quatro linhas se cruzando entre si, nosso governo que tanto demoniza baldeação vê que qualquer viagem lá tem no máximo uma baldeação. Claro que uma rede com mais de 10 linhas eventualmente precisaria de mais em algumas viagens, mas para a área de Lisboa, está de bom tamanho e bem feito.
ResponderExcluirE as estações vêm sendo sempre bem encaminhadas e pensadas de forma estratégica. Certamente, lá eles ainda se veem em atraso em relação ao ideal.
E ainda cabe observar que as expansões motivadas por eventos não tiveram nada da grandeza de uma olimpíada, mas foram bem aproveitadas assim mesmo.
O metrô de Lisboa é um dos meus preferidos. Inclusive até visito o site com alguma frequência. É bonito ver como ele interage com a cidade. Me parece ser o metrô mais amigável do mundo.
Perfeito, Carlos!
ResponderExcluirGabriel, o metrô de Lisboa é bem agradável realmente. Muito novo, comparado ao de outras cidades como Paris e Londres.
ResponderExcluirOntem foram inauguradas 3 novas estações na linha vermelha do metrô de Lisboa, incluindo a estação do Aeroporto.
ResponderExcluirMuito obrigado pela informação. Uma pena que o metrô do Rio esteja tão atrasado!
Excluir