quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Ampliação da Estação Carioca

Obra Carioca Linha 2A conclusão da Estação Carioca ainda está sem previsão. Desta estação deveriam sair várias linhas. Por enquanto, apenas a Linha 1 passa pela Estação Carioca.


Várias Linhas na Estação Carioca

A Estação Carioca deverá receber ainda a Linha 2, a Linha 4 e a Linha 5.


O que Foi Construído na Linha 2?

Não se sabe exatamente o que foi construído para a conclusão da Linha 2. Tampouco se sabe até onde o buraco do metrô foi escavado.

A plataforma da Linha 2 na Estação Carioca foi construída. Hoje, este espaço está fechado ao público.

Dizem também que um trecho entre a Estação Estácio e a Estação Catumbi foi escavado, assim como um trecho entre a Estação Carioca e a Estação Praça Cruz Vermelha.

No entanto, ninguém sabe ao certo como está esta obra, parada há mais de 30 anos. No último post mostramos fotos desta obra sendo feita na Avenida Chile. Até onde foi esta obra?


Obras na Praça da Cruz Vermelha

mapa linha 2 estaçao cariocaSabe-se também que nos anos 1990 o governo fez obras também sob a Praça Cruz Vermelha, no bairro da Lapa. Mas a Estação Praça Cruz Vermelha nunca foi feita.

Ao que sabemos, nada entre a Estação Carioca e a Estação Barcas (Praça XV) foi perfurado. A Estação Barcas tampouco foi construída. Ou seja, o trecho entre a Estação Carioca e a Estação Barcas deverá ser o mais custoso e o que levará mais tempo para ficar pronto.

A Linha 3 deverá se juntar à Linha 2 na Estação Barcas.

A segunda imagem, acima, mostra o que falta ser construído na Estação Carioca.


Futuras Expansões

Se saírem do papel, a Linha 4 e a Linha 5 deverão chegar também à Estação Carioca, que se transformará num grande hub de integração metroviária.


Observação

  • Este artigo foi originalmente publicado em 06 de junho de 2009.
  • Ele foi atualizado em 18 de janeiro de 2024.

6 comentários:

  1. Olha aí a Carioca Linha 2: http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=32203498&postcount=2093

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência! Publiquei esta matéria esta semana!

    ResponderExcluir
  3. É chocante ver o tempo que foi feito esse artigo, o mais chocante ainda são as promessas que surgiram e surgem - sim, desde o final do ano passado já recomeçaram as promessas - sobre novas linhas e finalização das estações que faltam. Cara, RJ é horrível com esses politicos, sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde então passamos por duas crises que comprometeram as finanças do Estado do Rio. Se tivéssemos projetos de expansões prontos, algo que os últimos governos negligenciaram, poderíamos ao menos ter novas obras saindo do papel com o dinheiro do Novo PAC.

      Excluir