O sonho de uma rede metroviária será adiado (ou aterrado) novamente. O buraco da Estação Gávea, atualmete inundado com 36 milhões de metros cúbicos de água, será fechado. A água será retirada, pois ela começa a forçar seu caminho em estruturas próximas à estação de metrô, e em seu lugar será colocada terra.
Faltam R$ 1 bilhão
O estado do Rio de Janeiro alega não ter cerca de R$ 1 bilhão para concluir a obra e todo o dinheiro que entra nos cofres públicos tem destinos mais importantes.Essa é mais uma rasteira de mais um governador, que promete coisas durante a campanha e não cumpre quando assume o poder.
A Estação Gávea se junta a outras três estações ou plataformas inacabadas na história do metrô do Rio de Janeiro:
- Estação Praça da Cruz Vermelha (Estação Linha 2)
- Estação Morro de São João (Linha 1)
- Plataforma da Estação Carioca (Linha 2)
Futuro do Trânsito no Bairro da Gávea
A lista de dúvidas sobre o futuro do trânsito no bairro da Gávea é preocupante. A Estação Gávea foi planejada dentro do estacionamento da PUC, uma das principais universidades da cidade. Seu estacionamento não dá vazão para a quantidade de carros e alunos. Além do mais, o acanhado bairro tem dois centros comerciais, além da tradicional vida boemia com bares e restaurantes. Como "se beber não dirija" se não há transporte público de qualidade na cidade?
E o Tatuzão?
Para quem não frequenta a Gávea, há outras perguntas que surgem. O que fazer com o tatuzão, que consome R$ 3 milhões por mês? Para que se comprou o tatuzão se ele não será utilizado? Qual o futuro da expansão do metrô?
A Estação Gávea era importantíssima - assim como a Estação Carioca - para separar as linhas de metrô. A Linha 1 seguiria seu projeto circular de unir as Zonas Sul, Norte e Centro da Cidade. Da Estação Gávea, ela deveria seguir em direção à Estação Uruguai (através da Estação Muda?). Já a Linha 4 viria da Estação São Conrado para a Estação Gávea e, dali, em direção à futura Estação Jockey Club Brasileiro.
Outras estações foram abandonadas com o passar dos anos, como a Estação Marquês de Abrantes. Outras, com pressa para a inauguração para atender ao Regime Militar foram entregues sem todas as saídas, como a Estação Largo do Machado.
Outras estações foram abandonadas com o passar dos anos, como a Estação Marquês de Abrantes. Outras, com pressa para a inauguração para atender ao Regime Militar foram entregues sem todas as saídas, como a Estação Largo do Machado.
Ainda há esperança. Lembro que Nova York esperou 100 anos para que a sua linha por baixo da 2nd Avenue ficasse pronta.
Primeiro parabéns pelo blog, costumo sempre acompanhar, excelente mesmo suas matérias.
ResponderExcluirJá sobre a estação Gávea é uma pena mesmo, chega a ser absurdo que isto esteja acontencendo e detalhe sem reação da população. O apelo que o Witzel fez dizendo que há coisas mais importantes não é muito válido, porque se formos pensar assim não haveria nenhuma estação de metrô, porque sempre vai ter outras demandas, o que falta dos nossos governadores é gestão, é querer trabalhar em prol da população e transporte é uma delas. O problema é que este governador já está pensando na presidência de 2022 e vai sempre fazer esses apelos para ganhar votos, infelizmente.
Pois é. Falta um fundo monetário e uma política descente para o transporte.
ExcluirNa verdade, o título desse post deveria ser"Estação Gávea será "ENTERRADA".
ResponderExcluirKKKKK
he he
Excluir