sábado, 7 de setembro de 2019

Estação Gávea Será Aterrada

O sonho de uma rede metroviária será adiado (ou aterrado) novamente. O buraco da Estação Gávea, atualmete inundado com 36 milhões de metros cúbicos de água, será fechado. A água será retirada, pois ela começa a forçar seu caminho em estruturas próximas à estação de metrô, e em seu lugar será colocada terra.

O estado do Rio de Janeiro alega não ter cerca de R$ 1 bilhão para concluir a obra e todo o dinheiro que entra nos cofres públicos tem destinos mais importantes.

Essa é mais uma rasteira de mais um governador, que promete coisas durante a campanha e não cumpre quando assume o poder.

A Estação Gávea se junta a outras três estações ou plataformas inacabadas na história do metrô do Rio de Janeiro:

A lista de dúvidas sobre o futuro do trânsito no bairro da Gávea é preocupante. A Estação Gávea foi planejada dentro do estacionamento da PUC, uma das principais universidades da cidade. Seu estacionamento não dá vazão para a quantidade de carros e alunos. Além do mais, o acanhado bairro tem dois centros comerciais, além da tradicional vida bohêmia com bares e restaurantes. Como "se beber não dirija" se não há transporte público de qualidade na cidade?

Para quem não frequenta a Gávea, há outras perguntas que surgem. O que fazer com o tatuzão, que consome R$ 3 milhões por mês? Para que se comprou o tatuzão se ele não será utilizado? Qual o futuro da expansão do metrô?

A Estação Gávea era importantíssima - assim como a Estação Carioca - para separar as linhas de metrô. A Linha 1 seguiria seu projeto circular de unir as Zonas Sul, Norte e Centro da Cidade. Da Estação Gávea, ela deveria seguir em direção à Estação Uruguai (através da Estação Muda?). Já a Linha 4 viria da Estação São Conrado para a Estação Gávea e, dali, em direção à futura Estação Jockey Club Brasileiro.

Outras estações foram abandonadas com o passar dos anos, como a Estação Marquês de Abrantes. Outras, com pressa para a inauguração para atender ao Regime Militar foram entregues sem todas as saídas, como a Estação Largo do Machado.

Ainda há esperança. Lembro que Nova York esperou 100 anos para que a sua linha por baixo da 2nd Avenue ficasse pronta.

4 comentários:

  1. Primeiro parabéns pelo blog, costumo sempre acompanhar, excelente mesmo suas matérias.

    Já sobre a estação Gávea é uma pena mesmo, chega a ser absurdo que isto esteja acontencendo e detalhe sem reação da população. O apelo que o Witzel fez dizendo que há coisas mais importantes não é muito válido, porque se formos pensar assim não haveria nenhuma estação de metrô, porque sempre vai ter outras demandas, o que falta dos nossos governadores é gestão, é querer trabalhar em prol da população e transporte é uma delas. O problema é que este governador já está pensando na presidência de 2022 e vai sempre fazer esses apelos para ganhar votos, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Falta um fundo monetário e uma política descente para o transporte.

      Excluir
  2. Na verdade, o título desse post deveria ser"Estação Gávea será "ENTERRADA".

    KKKKK

    ResponderExcluir